Aplicações
Contenção de Taludes e Encostas Naturais
A Grampo Verde oferece uma solução de Bioengenharia na recuperação ambiental de situações criticas, como contenção de encostas, recuperação de solos contaminados, tratamento de águas contaminadas e mitigação de erosão em geral.
Perda de vidas e patrimônio e degradação do meio ambiente podem ser fortemente mitigadas de forma sustentável usando de forma racional recursos naturais que estão à nossa disposição .
A bioengenharia de solos é um campo da geotecnia que ganha cada vez mais espaço no cenário técnico referente à estabilização de taludes e encostas naturais.
A investigação científica realizada nas últimas décadas com o Cryzopogon Zizanióides conhecido popularmente como Vetiver ou Capim Sândalo, tem mostrado que com suas raízes gigantescas, é um dos mais eficazes e seguros métodos naturais de contenção de encostas e taludes e proteção do meio ambiente.
O Vetiver tem apresentado bons resultados em obras civis e obras de mineração, para a proteção de taludes em beiras de estradas, de pilhas de estéril, cavas de minas, proteção de lagos, em terraços e canais, tanto pela sua eficiência quanto pelo seu baixo custo quando comparado com outras práticas utilizadas em engenharia.
Tratamento de águas contaminadas
O Vetiver apresentou tolerância à contaminação e eficaz potencial
na remoção dos metais-traço presentes na água.
Os resultados indicam o potencial da espécie como uma promissora candidata para usos em programas de fitorremediação dos ambientes aquáticos.
Recuperação de solos degradados
Fitorremediação de solos
contaminados inclusive por metais pesados.
A fitorremediação é uma
tecnologia emergente, podendo
ser considerada uma alternativa inovadora e de baixo custo
comparada a outras tecnologias
de remediação.
Contenção de encosta com o Grampo Verde na Av. Garibaldi. Prefeitura de Salvador aprova utilização. Clique no link para ler relatório oficial.
Capim Vetiver o Grampo Verde estabilizando uma encosta em Ondina Salvador. Clique no link para ver referencias internacionais ao nosso trabalho.
O Grampo Verde/Capim Vetiver tolera solos contaminados e possibilita a recuperação ambiental das situações mais criticas. Clique no link para ver pesquisas internacionais sobre a aplicação do Grampo Verde, na atividade mineradora.
Ver para crer ! Extraímos uma planta de Vetiver para ver com nossos próprios olhos o gigantismo das suas raízes. O processo durou dois dias ! Clique no link para ver a galeria de fotos.
Para se sentir seguro em sua escolha, clique no link para ver a informação do Departamento de Agricultura dos EUA sobre o Capim Vetiver o Grampo Verde.
O Vetiver apresenta capacidade de remoção de contaminantes da água, incluindo metais pesados e antibióticos. Clique no link para ver pesquisa internacional sobre esta matéria.
Missão
Um capim perene, popularmente conhecido como capim Vetiver, diferenciado por suas raízes profundas, que atingem 7 metros de profundidade. Raízes densas e resistentes, com 1/6 da força tênsil do aço comum e com poder aglomerador. Com sementes estéreis, este capim é não invasivo o que o torna seguro do ponto de vista ecológico. Rebrota após fogo, graças a sua coroa subterrânea. Resiste a inundação ou estiagem prolongada. Extremamente rustico tolera todo o tipo de solos e contaminantes como antibióticos e metais pesados. Sem pragas nem doenças conhecidas, nem hospedeiro ou vetor de patógenos.
O Capim Vetiver (Chryzopogon Zizanióides) é originário dos pântanos do sul da Índia e há milênios ele é conhecido pelo óleo aromático que se extrai das suas raízes a que se atribuem efeitos calmantes.
A perspicácia de um pioneiro, o engenheiro geotécnico Diti Hengchaovanich da Tailândia, no século XX, o fez tirar partido das caraterísticas únicas desta planta e pela primeira vez a usar de forma organizada e em larga escala na estabilização de rodovias e caminhos de ferro.
O uso do Vetiver para proteção de encostas e taludes e reforçamento de solo tem ocorrido desde os anos 80 na
Índia, China, África do Sul, Austrália, Tailândia, Vietnam, EUA, Indonésia, Venezuela, Colômbia, Argentina, Peru, Costa Rica e Brasil.
A nossa missão é continuar a expansão desta solução verde, sustentável, aliada insubstituível de uma visão sintrópica cada vez mais urgente.